Na última terça (27) o estádio municipal Paulo Machado de Carvalho completou 70 anos. Mais conhecido como Pacaembu, a arena foi fundada em 27 de abril de 1940 com a presença do então presidente Getúlio Vargas. Na época o estádio era um dos mais modernos do mundo e tinha capacidade para receber 70.000 pessoas. Também contava com uma concha acústica para receber outros eventos além do futebol.
A primeira partida no Pacaembu foi realizada um dia após a sua inauguração, com uma rodada dupla. Primeiro jogaram Palestra Itália (atual Palmeiras) e Coritiba e o time paulista venceu por 6 a 2. O primeiro gol marcado no estádio foi de Zequinha, jogador do Coritiba, aos dois minutos do primeiro tempo. Para completar a rodada o Corinthians bateu o Atlético MG por 4 a 2.
O nome oficial do estádio é Paulo Machado de Carvalho, nome do chefe da delegação brasileira nas copas de 58 e 62, porém como a maioria dos estádios no Brasil é conhecido pelo seu apelido, nesse caso Pacaembu é o nome do bairro onde está situado.
Uma curiosidade foi que quando inaugurado, o estádio era muito afastado do centro da cidade, portanto de difícil acesso, mas mesmo assim recebeu grandes públicos em seus dois primeiros dias de “vida”.
Durante esses 70 anos o Pacaembu recebeu jogos importantes, como os da Copa do Mundo de 1950 e viu um verdadeiro desfile de craques como Ademir da Guia, Pelé, Tostão, Mengalvio, Garrinhcha, Rivelino, entre outros. Foi também o palco da despedida do artilheiro Romário da seleção brasileira. Mas não foram apenas craques da bola que se apresentaram por lá, bandas como Rolling Stones e U2 também fazem parte desta história.
Nos anos 70 o estádio passou por uma reforma, a concha acústica foi demolida e deu lugar ao tobogã, para aumentar a capacidade do estádio, que havia diminuído para 30.000 lugares para aumentar a segurança.
Em setembro de 2008 o Pacaembu recebeu o museu do futebol, que conta com um vasto acervo que conta a história do esporte mais popular do mundo de uma forma muito interativa.
Por não ter um estádio próprio, atualmente o Corinthians é o clube que manda um maior número de jogos no estádio, o Santos quando vem jogar na capital também adota o local como sua casa. Curiosamente o time que mais conquistou títulos no Pacaembu foi o Palmeiras.
Hoje em dia, o estádio suporta até 40.000 pessoas e em breve o Pacaembu passar por mais uma reforma, já foram discutidas a volta da concha acústica ou ainda a transformação do tobogã em um anel. Tudo para tornar ainda mais confortável um dos estádios mais charmosos do Brasil. O acesso também ficou mais fácil, com duas estações de metrô bem próximas (Marechal Deodoro e Clínicas) e a avenida Pacaembu facilitam o acesso ao estádio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário