sexta-feira, 9 de abril de 2010

2010 não começa tão bem assim...

Era a virada do ano, para muitos um momento fantástico, maravilhoso. No entanto, 2010 não começou da forma como muitas pessoas imaginavam. No primeiro dia do ano, por volta de 3h30, 53 pessoas morreram em deslizamentos causados pela chuva em Angras dos Reis, no Rio de Janeiro. O fato é triste. Mas poucos meses depois, temos mais desastres no RJ e desta vez, mais 182 vítimas (até 08/04). A cidade maravilhosa sofre e sofre muito. As autoridades culpam a chuva... Tá certo que choveu muito mais que o esperado, mas algo está errado. 

O fato é que não respeitamos a natureza. Ela tem seu limite, não adianta construir em cima de morros, derrubar árvores, invadir margens de rios, córregos, etc. Respeito é bom e conserva a VIDA. Este ano estamos aprendendo isso a força. São Paulo também é castigada pela chuva, ou melhor, o país inteiro. Não falo aqui somente do Rio de Janeiro; Santa Catarina já sentiu o poder da natureza e São Paulo vive um drama a cada chuva, a cidade para, o rio transborda, cai árvore e mata gente, pessoas morrem soterradas e por aí vai. Infelizmente.
Os números no RJ impressionam e chocam: mais de 11 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas e quase 4 mil NÃO têm para onde ir. Escrevo este texto com um único intuito: respeito a natureza. Aconteceu lá, mas pode acontecer aqui a qualquer momento com já ocorreu.

Como tudo tem seu lado positivo, vale ressaltar a solidariedade das pessoas que salvaram e ajudam - em parceria com os Bombeiros - a resgatar possíveis sobreviventes e a retirar os corpos dos destroços. Solidariedade essa que deveria existir sempre, não apenas nas horas ruins. Parabéns ao Corpo de Bombeiros também pelo trabalho. Passamos, sem dúvidas, por um momento delicado e muito triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário