quarta-feira, 7 de abril de 2010

Estação Sacomã – cumprindo seu papel com alta tecnologia

Inaugurada no dia 30 de janeiro, a Estação Sacomã do Metrô (Linha 2 - Verde) mostra logo na entrada que não é apenas mais uma alternativa de transporte. O lugar impressiona pela beleza, modernidade e sensação de conforto. Não é a toa que a primeira etapa do Plano de Expansão do Governo de São Paulo é considerada a mais moderna estação de metrô da América. Ela apresenta alguns recursos tecnológicos que encantam a quem utiliza o transporte diariamente.

A Estação Sacomã pode ser vista como um exemplo para as outras no que diz respeito a conforto, segurança e meio ambiente. Ela recebeu portas de vidro instaladas na beira da plataforma para que aos passageiros fiquem mais seguros na hora do embarque. A porta só abre quando for o momento das pessoas entrarem ou sairem. As catracas também são informatizadas e funcionam com portas de vidro que bloqueiam a passagem sem precisar de toque, substituindo as barras de ferro convencionais.

Além de todas essas novidades tecnológicas, a estação apresenta recursos que ajudam o meio ambiente. É o caso da iluminação natural, que diminui o consumo de energia, e do reúso da água da chuva. A Sacomã traz também umificadores de ar.

Mas sua principal função é facilitar a vida dos passageiros. Tem o intuito de encurtar distâncias para quem utiliza a Ponte Orca entre as estações Tamanduateí, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e Alto do Ipiranga, do Metrô. Ela facilita o acesso a zona leste e ao ABC. Outra vantagem é que está interligada ao Expresso Tiradentes. Assim haverá uma divisão de passageiros, visto que o Expresso está sempre cheio. Basta atravessar a passarela e já chega na nova estação.

Nos próximos meses, como continuidade ao Plano de Expansão, serão inauguradas mais duas estações na Linha Verde que liga a Vila Madalena até o Alto do Ipiranga. Serão elas, a Tamanduateí e Vila Prudente. As duas estarão ligadas as linhas da CPTM o que facilitará ainda mais o acesso a zona leste. Os passageiros vindo da Cidade Tiradentes economizarão uma hora para chegar até a Paulista.

De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos aumentará de 420 mil para 835 mil o fluxo de passageiros por dia na linha. Por enquanto, a Estação Sacomã vai cumprindo seu papel, impressionando cada vez mais os seus usuários. Ela está localizada na rua Greenfeld, entre as ruas Bom Pastor e Lino Coutinho, e possui dois acessos aos usuários, ambos situados na Greenfeld, esquina com a rua Agostinho Gomes.

3 comentários:

  1. HUMmmmm bom texto mas quem é o MATHEUS?

    ResponderExcluir
  2. Bela foto do London Underground. Se quiserem, podem usar esta: http://www.flickr.com/photos/iosava/4353100296/

    ResponderExcluir
  3. Um adendo: as portas de plataforma, além de serem padrão nas novas estações do metrô, também serão instaladas em algumas estações antigas. A primeira delas a recebê-las será Vila Matilde.

    ResponderExcluir