sábado, 1 de maio de 2010

Fusão é o segredo para empresas sobreviverem no Brasil

Nos últimos meses, mais uma união foi concretizada, desta vez a Ricardo Eletro de Minas Gerais e a baiana Insinuante. Para isso, longos dias de conversas foram estabelecidos até a negociação ser aprovada por seus executivos, o que coloca as duas na segunda colocação em vendas no país.

Na junção de suas operações, foi criada a nomenclatura Máquina de Vendas, com mais de 500 lojas e com 8% de participação no mercado, o que a torna uma das maiores redes brasileiras de varejo de móveis e eletrodomésticos.

Essa aliança ocorreu alguns meses depois do Pão de Açúcar ter anunciado a compra de outra gigante, as Casas Bahia, que deixou as duas redes em primeiro lugar de vendas e com mais de mil estabelecimentos comerciais em todo território nacional.

Com o novo nome, a Máquina de Vendas estima ter um faturamento de R$ 5 bilhões para o ano de 2010, ainda muito longe da lucratividade esperada para esse ano de R$ 20 bilhões, das companhias, Ponto Frio, Extra Eletro e Casas Bahia.

Com esse laço, o empreendimento já nasce com R$ 5,2 bilhões de caixa e 528 lojas espalhadas por 200 cidades e 16 estados, com isso, supera a Magazine Luiza que passa ser a terceira maior no ramo varejista, com 455 pontos de venda e R$ 3,2 bilhões de arrecadação anual.

As negociações tiveram início no começo do ano e duraram três meses para se concretizar, não tendo nenhum banco de investimentos para gerenciar essa negociação. Já para esse ano, elas pretendem abrir entre 30 a 50 novas filiais, sendo que, 30 dessas vão ser construídas no Rio de Janeiro.

Em relação a Ricardo Eletro e Insinuante, a primeira irá tentar se estabelecer na cidade de São Paulo, já a segunda continuará nas regiões Norte e Nordeste. Mas até 2014, a marca espera chegar a mil lojas e uma arrecadação R$ 10 bilhões e com isso gerar 30 mil empregos, o que deixa perto do Pão de Açúcar.

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