quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pacaembu completa 70 anos





Na última terça (27) o estádio municipal Paulo Machado de Carvalho completou 70 anos. Mais conhecido como Pacaembu, a arena foi fundada em 27 de abril de 1940 com a presença do então presidente Getúlio Vargas. Na época o estádio era um dos mais modernos do mundo e tinha capacidade para receber 70.000 pessoas. Também contava com uma concha acústica para receber outros eventos além do futebol.

A primeira partida no Pacaembu foi realizada um dia após a sua inauguração, com uma rodada dupla. Primeiro jogaram Palestra Itália (atual Palmeiras) e Coritiba e o time paulista venceu por 6 a 2. O primeiro gol marcado no estádio foi de Zequinha, jogador do Coritiba, aos dois minutos do primeiro tempo. Para completar a rodada o Corinthians bateu o Atlético MG por 4 a 2.

O nome oficial do estádio é Paulo Machado de Carvalho, nome do chefe da delegação brasileira nas copas de 58 e 62, porém como a maioria dos estádios no Brasil é conhecido pelo seu apelido, nesse caso Pacaembu é o nome do bairro onde está situado.

Uma curiosidade foi que quando inaugurado, o estádio era muito afastado do centro da cidade, portanto de difícil acesso, mas mesmo assim recebeu grandes públicos em seus dois primeiros dias de “vida”.

Durante esses 70 anos o Pacaembu recebeu jogos importantes, como os da Copa do Mundo de 1950 e viu um verdadeiro desfile de craques como Ademir da Guia, Pelé, Tostão, Mengalvio, Garrinhcha, Rivelino, entre outros. Foi também o palco da despedida do artilheiro Romário da seleção brasileira. Mas não foram apenas craques da bola que se apresentaram por lá, bandas como Rolling Stones e U2 também fazem parte desta história.

Nos anos 70 o estádio passou por uma reforma, a concha acústica foi demolida e deu lugar ao tobogã, para aumentar a capacidade do estádio, que havia diminuído para 30.000 lugares para aumentar a segurança.

Em setembro de 2008 o Pacaembu recebeu o museu do futebol, que conta com um vasto acervo que conta a história do esporte mais popular do mundo de uma forma muito interativa.

Por não ter um estádio próprio, atualmente o Corinthians é o clube que manda um maior número de jogos no estádio, o Santos quando vem jogar na capital também adota o local como sua casa. Curiosamente o time que mais conquistou títulos no Pacaembu foi o Palmeiras.

Hoje em dia, o estádio suporta até 40.000 pessoas e em breve o Pacaembu passar por mais uma reforma, já foram discutidas a volta da concha acústica ou ainda a transformação do tobogã em um anel. Tudo para tornar ainda mais confortável um dos estádios mais charmosos do Brasil. O acesso também ficou mais fácil, com duas estações de metrô bem próximas (Marechal Deodoro e Clínicas) e a avenida Pacaembu facilitam o acesso ao estádio.

terça-feira, 27 de abril de 2010

A sessentona que faz muita gente dançar


Vários artistas misturados criaram um novo estilo, o Pop rock. Que teve início nos anos 60 com a união das músicas pop americana e o rock, com esse casamento surgiram grandes músicos como Bee Gees, The Beach Boys , The Four Seasons e Beatles.

Com o grande crescimento musical, essa moda entrou numa fase mais progressiva e nos anos 70 vimos surgir: Elton John e James Taylor. A década de 80 foi a mais badalada, no Brasil é apelidada de “A era da explosão”. Nesse período surgiu no território nacional diversas bandas como: Legião Urbana, Barão Vermelho, Cazuza, Kid Abelha, Paralamas do sucesso, Ira, Titãs, entre outras que sacudiram os palcos brasileiros.

Conforme o tempo passa o movimento se adapta aos seus adoradores, as décadas de 90 e 2000 é uma amostra disso, com ritmos mais calmos e românticos. Oasis, Alanis Morissette, Coldplay, Pato fu, Skank, Paramore, Cpm 22, Jota Quest, Mcfly, entre outras conquistaram o público tanto aqui quanto no exterior.

Nos dias atuais o Pop rock ainda é adorado pelos seus fãs, pois esse modelo de vida criado no passado se atualiza a cada geração, basta ver a juventude de hoje que abusa das roupas coloridas, alegres e amorosas.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cirurgia plástica é a solução?

Mesmo na adolescência, garotas apelam ao bisturi em busca do corpo ideal e o número de operações aumenta no país

O Brasil é conhecido mundialmente pela beleza de suas mulheres. São tantas musas que fica até difícil apontar as mais belas. No entanto, outro fato chama a atenção: somos o segundo país no mundo com o maior número de cirurgias plásticas realizadas, perdemos apenas para os Estados Unidos. Em média, são realizadas 1,7 mil plásticas toda semana no país – 88% delas são em mulheres e 73% por motivos estéticos.


Ao se olhar no espelho, a garota sempre encontra uma gordurinha na barriga, sente os seios pequenos, acha o nariz saliente e as orelhas muito abertas, entre outros defeitos. Mas, o que fazer com essa insatisfação pessoal? Plástica resolve? Nem sempre a intervenção cirúrgica é a melhor saída, ainda mais na adolescência, que é um período de descobertas e muitas incertezas.


De acordo com André Gonçalves de Freitas Colaneri, cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as operações estéticas podem ser feitas em adolescentes sim, pois muitas aos 15 anos, por exemplo, já têm o corpo formado. “A realização da cirurgia depende do desenvolvimento do corpo da menina e principalmente, da cabeça dela. Ela precisa estar preparada psicologicamente”, orienta André Colaneri, que é formado em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).


Muitas garotas aderem à operação em busca de uma mudança radical ou querem ficar parecidas com as famosas, mas o processo cirúrgico apenas melhora a aparência. “Você continuará sendo a mesma pessoa, só que com um aperfeiçoamento e também com cicatrizes, que são inevitáveis”, ressalta Colaneri. Sobre o resultado, a expectativa é de que em duas ou três semanas já seja visível e após esse espaço de tempo o paciente já pode sair de casa.


Os procedimentos estéticos mais procurados pelas mulheres são a implantação de silicone nos seios – primeiro lugar disparado – e a lipoaspiração. Depois vêm as operações de correção do nariz e orelhas, preenchimento dos lábios, botox e as depilações a laser. Uma otoplastia (cirurgia das orelhas) pode ser feita a partir dos seis anos, e as demais dependem da formação do corpo feminino, que varia muito.


Quem já fez plástica
Em geral, a procura pelas operações se dá por alguma necessidade de correção ou por opção estética. Na adolescência o conselho mais indicado, segundo alguns médicos e pais, é buscar outras soluções menos radicais. “Não é porque a garota está com uma gordurinha que ela vai fazer uma ‘lipo’. Primeiro ela precisa fazer exercícios e tentar perder peso. A operação deve ser feita em último caso apenas”, afirma o cirurgião André Colaneri.


Os pais da estudante de ensino médio, Paloma de Almeida Costa, 15, aceitaram naturalmente quando a filha disse que precisava fazer uma cirurgia de correção do nariz (rinoplastia). “Na época eu tinha 14 anos e eles aceitaram a idéia numa boa. Acho que fiz na idade certa, pois mais tarde poderia não aproveitar o quanto estou aproveitando hoje o meu nariz novo”, conta.


Se você não está contente com o seu nariz e também sonha corrigi-lo, Paloma conta detalhes de sua operação: “Não vi, não senti e não ouvi nada durante a cirurgia, pois fiquei desacordada. Só teve um problema, ocorreu uma pequena hemorragia na área. O bom é que eu ouvi – sobre o sangramento – do cirurgião e não tive o prazer de ver. O pós-operatório não foi muito agradável, mas você sabe que os dias de repouso serão recompensados. Fiquei apenas uma noite no hospital e uma semana em casa. Na segunda semana depois de operar, já estava me maquiando para sair”.


O resultado da rinoplastia de Paloma foi positivo, mas não são em todos os casos que o procedimento dá certo. Recentemente, a miss Rio Grande do Sul 2009 e sexta colocada no concurso Miss Brasil, Bruna Gabriele Felisberto, passou por operações no nariz com o cirurgião Nelson Heller e o resultado não a agradou. Seu nariz ficou pequeno demais, semelhante ao do cantor Michael Jackson, e por isso, em alguns fóruns de discussão na internet, ela é chamada de “Bruna Jackson”. “Meu nariz ficou destruído e isso abalou tremendamente meu psicológico”, disse Bruna ao portal de notícias G1.
 
Para quem vai fazer
Algumas recomendações devem ser levadas em consideração por quem sonha fazer uma cirurgia plástica, entre elas pesquisar a formação do médico – ele deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista na cirurgia que você deseja; pedir que ele explique cada procedimento e que descreva a recuperação em detalhes; perguntar quais são as complicações mais comuns dessa cirurgia e como corrigi-las; saber qual é o tipo de anestesia usada nessa cirurgia, entre outras que devem sempre ser feitas aos cirurgiões especialistas.


Essas e diversas questões já norteiam a cabeça da estudante Larissa Silveira Moraes, 17, que no próximo ano colocará próteses de silicone nos seios. “Acho que existe uma pressão sobre as brasileiras, para que sejam sempre belas. E elas nunca estão contentes com o próprio corpo, e comigo não é diferente. Meus seios são pequenos, por isso vou aumentá-los”, afirma Larissa. Perguntada sobre a quantidade que deseja colocar, ela não hesita: “Quero umas 450 ml, para ficar turbinada mesmo”, brinca.


Além dos seios, a estudante revela que também tem o desejo de mudar o formato de seu nariz futuramente. “Ele é meio 'batatinha', arredondado. Penso em deixá-lo mais empinado, mas não agora, no futuro”, conta Larissa, que está longe de ser a única jovem insatisfeita com o corpo. A plástica pode ser uma saída, mas possui riscos e tem limite. Esse limite deve ser imposto pelo próprio médico em acordo com o paciente, que nunca estará satisfeito.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Finais do Paulistão serão no estádio Pacaembu

Em decisão na última segunda-feira, a FPF - Federação Paulista de Futebol - decidiu que as finais do campeonato Paulista 2010 série A entre Santos x Santo André serão no estádio do Pacaembú, zona oeste, nos próximos domingos.

A decisão desagradou os jogadores do Peixe que tinham a preferência de fazer uma partida das finais em sua arena, na Vila Belmiro. Paulo Henrique Ganso foi enfático ao dizer que havia vontade de jogar na sua própria casa. Os torcedores santistas, ao contrário de Ganso, aprovaram a confirmação da federação.

A primeira partida terá o mando da equipe do ABC, no próximo domingo, dia 25, às 16h. Este pode ser o primeiro título estadual do Ramalhão desde a sua fundação em 1967.

domingo, 18 de abril de 2010

Museu em São Paulo revela o mundo da mágica

Localizado no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo, o Museu da Mágica, do Ilusionismo e da Prestidigitação João Peixoto dos Santos ainda é desconhecido de grande parte do público paulistano. Com um acervo que conta com pôsteres, aparelhos de mágica, quadros, livros e fitas de vídeo, o local é o único do gênero em toda a América Latina.

O museu foi inaugurado em 1982 graças ao longo trabalho de pesquisa realizado pelo mágico brasileiro Basílio Artero Sanches, conhecido como Mister Basart, que percorreu 78 países para conhecer a história da mágica pelo mundo. Entre os objetos em exposição se destacam um cartaz de 1890 que anuncia um show do mágico Robert Houdini e uma carta escrita por David Copperfield que elogia a iniciativa.

Além de ter um contato direto com objetos utilizados nas mágicas (jogos de cartas, cartolas, bolas especiais) e assistir a artistas em ação, durante a visita o espectador conta com a presença do criador do museu, que tira dúvidas do público e explica cada item do acervo. No final, Mister Basart ainda realiza um show para a platéia. Ao sair do museu, pode-se passar pela loja de conveniência que disponibiliza artefatos mágicos, kits para crianças e até matrículas em um curso para quem pensa em iniciar na carreira de mágico.

O Museu da Mágica, do Ilusionismo e da Prestidigitação fica na rua Silva Bueno, 519, e funciona todos os dias das 8 às 20 horas, mas as visitas devem ser agendadas previamente. O preço da entrada varia conforme o dia, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam metade do ingresso. Valores e informações de como agendar uma visita podem ser encontradas no site www.museudamagica.com.

sábado, 10 de abril de 2010

Comédia ao vivo se consolida em bares e clubes de São Paulo

As apresentações de stand-up comedy, também conhecidas como humor de cara limpa, são cada vez mais comuns em bares, restaurante e clubes de São Paulo. O espetáculo, normalmente é executado por apenas um comediante, as apresentações são feitas em pé, sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou recurso teatral. Os textos são desenvolvidos pelo próprio humorista e não consiste apenas em contar "piadas” conhecidas do público, mas sim, descrever de uma forma bem humorada situações que acontecem no cotidiano e na atualidade.

Esse gênero é considerado uns dos mais difíceis de executar, pois o humorista assume os papéis de escritor, editor, diretor, produtor e técnico simultaneamente. E como não usa nenhum tipo de caracterização ou personagem, é comum ter que adequar sua apresentação de acordo com o humor e gosto da platéia especifica. Um grande teste para um artista de stand-up não é apenas enfrentar um “heckler”, (membro da platéia que, por algum motivo interfere o show de forma não muito amistosa), mas sim, responder com algo que consiga entreter e divertir a platéia ao mesmo tempo com a réplica.

Não existe um manual ou um roteiro específico para ser seguido durante uma apresentação, mas algumas regras têm que ser respeitadas. O comediante só pode se apresentar com texto próprio, deve usar somente roupas comuns, nada de figurinos engraçados. Também é proibido utilizar qualquer tipo de sonoplastia ou efeitos de iluminação. E o mais importante é que o artista seja espontâneo, e que traga sua rotina o mais próximo possível da platéia.

O stand-up comedy surgiu nos Estados Unidos no final do século 19, com os monólogos humoristicos. Os comediantes dessa época entretiam o público antes de espetáculos e nos intervalos das apresentações. As piadas eram levemente sugestivas e muitas baseadas em temas comicamente óbvios, como falar sobre a sogra. Os pais da comédia stand-up, ou mestres de cerimônia, como eram chamados na época de ouro do rádio, eram: Jack Benny, Bob Hope e Fred Allen, que começaram a fazer apresentações em clubes noturnos em abertura de espetáculos musicais. Somente no final dos anos 50, que esse novo gênero de humor caiu no gosto dos boêmios e intelectuais. Muitos bares e clubes passaram a ser chamados de clubes da comédia. Trocaram os musicais pelos espetáculos de humor. Durante os anos 70, o stand- up consolidou-se, o estilo que nasceu nos clubes noturnos alcança até grandes conceitos em estádios esportivos.

No Brasil a comédia ao vivo começou de maneira discreta. Na década de 70 existia um gênero parecido o “One Men show”, porém eram utilizados personagens e músicas nas apresentações. Nessa época, Chico Anysio e Jô Soares já faziam breves apresentações de comédia ao vivo na abertura de seus programas. Em 1996, Diego Portugal e Bruno Motta participaram de um concurso, curiosamente eram os únicos que utilizaram o gênero stand-up. Com o passar dos anos, o gênero ganhou espaço e surgiram novos humoristas os mais conhecidos são: Rafael Cortez, Danilo Gentili, Marcela leal, entre ouros.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

2010 não começa tão bem assim...

Era a virada do ano, para muitos um momento fantástico, maravilhoso. No entanto, 2010 não começou da forma como muitas pessoas imaginavam. No primeiro dia do ano, por volta de 3h30, 53 pessoas morreram em deslizamentos causados pela chuva em Angras dos Reis, no Rio de Janeiro. O fato é triste. Mas poucos meses depois, temos mais desastres no RJ e desta vez, mais 182 vítimas (até 08/04). A cidade maravilhosa sofre e sofre muito. As autoridades culpam a chuva... Tá certo que choveu muito mais que o esperado, mas algo está errado. 

O fato é que não respeitamos a natureza. Ela tem seu limite, não adianta construir em cima de morros, derrubar árvores, invadir margens de rios, córregos, etc. Respeito é bom e conserva a VIDA. Este ano estamos aprendendo isso a força. São Paulo também é castigada pela chuva, ou melhor, o país inteiro. Não falo aqui somente do Rio de Janeiro; Santa Catarina já sentiu o poder da natureza e São Paulo vive um drama a cada chuva, a cidade para, o rio transborda, cai árvore e mata gente, pessoas morrem soterradas e por aí vai. Infelizmente.
Os números no RJ impressionam e chocam: mais de 11 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas e quase 4 mil NÃO têm para onde ir. Escrevo este texto com um único intuito: respeito a natureza. Aconteceu lá, mas pode acontecer aqui a qualquer momento com já ocorreu.

Como tudo tem seu lado positivo, vale ressaltar a solidariedade das pessoas que salvaram e ajudam - em parceria com os Bombeiros - a resgatar possíveis sobreviventes e a retirar os corpos dos destroços. Solidariedade essa que deveria existir sempre, não apenas nas horas ruins. Parabéns ao Corpo de Bombeiros também pelo trabalho. Passamos, sem dúvidas, por um momento delicado e muito triste.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Estação Sacomã – cumprindo seu papel com alta tecnologia

Inaugurada no dia 30 de janeiro, a Estação Sacomã do Metrô (Linha 2 - Verde) mostra logo na entrada que não é apenas mais uma alternativa de transporte. O lugar impressiona pela beleza, modernidade e sensação de conforto. Não é a toa que a primeira etapa do Plano de Expansão do Governo de São Paulo é considerada a mais moderna estação de metrô da América. Ela apresenta alguns recursos tecnológicos que encantam a quem utiliza o transporte diariamente.

A Estação Sacomã pode ser vista como um exemplo para as outras no que diz respeito a conforto, segurança e meio ambiente. Ela recebeu portas de vidro instaladas na beira da plataforma para que aos passageiros fiquem mais seguros na hora do embarque. A porta só abre quando for o momento das pessoas entrarem ou sairem. As catracas também são informatizadas e funcionam com portas de vidro que bloqueiam a passagem sem precisar de toque, substituindo as barras de ferro convencionais.

Além de todas essas novidades tecnológicas, a estação apresenta recursos que ajudam o meio ambiente. É o caso da iluminação natural, que diminui o consumo de energia, e do reúso da água da chuva. A Sacomã traz também umificadores de ar.

Mas sua principal função é facilitar a vida dos passageiros. Tem o intuito de encurtar distâncias para quem utiliza a Ponte Orca entre as estações Tamanduateí, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e Alto do Ipiranga, do Metrô. Ela facilita o acesso a zona leste e ao ABC. Outra vantagem é que está interligada ao Expresso Tiradentes. Assim haverá uma divisão de passageiros, visto que o Expresso está sempre cheio. Basta atravessar a passarela e já chega na nova estação.

Nos próximos meses, como continuidade ao Plano de Expansão, serão inauguradas mais duas estações na Linha Verde que liga a Vila Madalena até o Alto do Ipiranga. Serão elas, a Tamanduateí e Vila Prudente. As duas estarão ligadas as linhas da CPTM o que facilitará ainda mais o acesso a zona leste. Os passageiros vindo da Cidade Tiradentes economizarão uma hora para chegar até a Paulista.

De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos aumentará de 420 mil para 835 mil o fluxo de passageiros por dia na linha. Por enquanto, a Estação Sacomã vai cumprindo seu papel, impressionando cada vez mais os seus usuários. Ela está localizada na rua Greenfeld, entre as ruas Bom Pastor e Lino Coutinho, e possui dois acessos aos usuários, ambos situados na Greenfeld, esquina com a rua Agostinho Gomes.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Atenção garotas: saúde sexual sem segredo

Anticoncepcionais, absorventes íntimos, pílulas do dia seguinte, primeira vez, preservativos... Qual garota nunca teve dúvidas sobre estes temas? A adolescência feminina é um período de muitas descobertas e de transformações tanto no comportamento, como no corpo. E nem sempre, quando estas dúvidas aparecem, elas consultam quem deveriam consultar: um médico especialista.
Para responder diversas questões, convidamos o ginecologista-obstetra, Dr. Alexandre Faisal (foto), que é pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP), onde é pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva.
Com toda a sua experiência, Faisal tenta desvendar alguns mitos e fala principalmente de saúde, que é sempre um tema delicado e deve ser levado a sério, ainda mais quando se trata da vida sexual. Veja agora o bate-papo descontraído, que pode tirar aquela pulga de trás da sua orelha!
Revista Melhor Amiga – De acordo com as perguntas recebidas aqui na redação, a dúvida número 1 entre as adolescentes é sobre o absorvente íntimo (interno). As garotas que são virgens podem usá-los?
Dr. Alexandre Faisal – Podem. O absorvente íntimo não leva a perda da virgindade já que o hímen é uma membrana resistente. A colocação deve ser cuidadosa, mas a adaptação ao absorvente varia muito de menina para menina. Muitas não se incomodam, mas algumas não se sentem bem com ele.
MA – Quais são as consequências de usar o absorvente interno constantemente e principalmente, à noite?
Faisal – O uso do absorvente deve ser criterioso. Primeiro porque a secreção espontânea da vagina não é necessariamente um problema. A vagina não é seca e seu conteúdo pode se exteriorizar pela vulva, sem que isto seja um problema (corrimento). O uso contínuo, incluindo o período noturno não traz nenhum grande benefício e pode impedir a adequada ventilação da vagina, e favorece (quando há um motivo para isto) o surgimento de corrimento. Por exemplo, a candidíase vaginal, que é um fungo que se desenvolve em meio ácido, pode ser agravada com uso contínuo de absorvente.
MA – Sobre o absorvente comum, com que freqüência deve-se trocá-lo? Pode causar infecções se usá-lo por muito tempo?
Faisal – Não existe uma regra fixa, mas o uso ao longo do dia, com descanso à noite é mais adequado. Vale destacar que o aparecimento do corrimento depende da presença do agente, seja ele um fungo, protozoário, e de condições favoráveis no local. Não é apenas a questão do uso do absorvente, mas sim vários fatores.
MA – Atualmente, existem diversos sabonetes íntimos no mercado, eles são indicados para as adolescentes?
Faisal – Podem ser usados também com moderação e bom senso. Sabonete íntimo não substitui a higiene pessoal. Eles devem ser usados como um sabonete comum com aplicação do produto na vulva (não precisa colocar dentro da vagina).
MA – O que são as pílulas do dia seguinte e o que provocam no organismo?
Faisal – São produtos sintéticos hormonais derivados da progesterona – um hormônio feminino – que são utilizados nas primeiras 72 horas após uma relação sem proteção que pode resultar em gravidez. Eles têm alguns mecanismos de ação que impedem, com algum grau de sucesso, a progressão da gravidez. Um destes mecanismos é que eles interferem na implantação do embrião formado naquele ato sexual. Não deve ser usado como método de rotina, mas sim de urgência. As pílulas do dia seguinte podem causar alguns sintomas: mal estar, enjôo, vômito, cefaléia, inchaço e dor nas mamas.
MA – Para aquelas que usam a pílula do dia seguinte freqüentemente, quais são as conseqüências futuras na hora de engravidar?
Faisal – Dificuldades para engravidar não decorrem deste tipo de uso, que no entanto pode tornar ciclo menstrual irregular temporariamente. Porém o uso repetido pode ter consequências negativas para diversos sistemas, como cardiovascular, nervoso, metabólico, principalmente nas pessoas que já tem problemas, como enxaqueca, alterações da coagulação sanguínea, problemas renais, hipertensão, entre outros.
MA – Após usar por muito tempo o anticoncepcional, elas correm o risco de não engravidar?
Faisal – Isso é um mito. O que muitas vezes ocorre é que a pessoa já tem um problema para engravidar antes do início do anticoncepcional. Após a interrupção e tentativa de gravidez sem sucesso, ela atribui o problema ao uso da pílula. Existe um risco pequeno da pessoa se manter sem ovulação após uso prolongado da pílula. Isto é transitório e pode ser facilmente resolvido.
MA – O anticoncepcional pode ser usado na adolescência?
Faisal – Pode sim, desde que a adolescente não tenha contraindicações ao uso do método. Em geral o uso é preconizado assim que a adolescente inicia vida sexual. Existem algumas controvérsias, com pesquisas a favor e contra, quanto ao uso de alguns tipos de contraceptivos (progesterona injetável) para meninas muito jovens, pelo risco de prejuízo da formação da massa óssea. Eu indico bom senso por parte da adolescente, de preferência com uso de método hormonal e camisinha.
MA – É verdade que o anticoncepcional pode causar varizes ou fazer a mulher engordar ou emagrecer?
Faisal – Existem sim efeitos colaterais, entre eles surgimento de varizes nas pernas, ganho limitado de peso, dor nas mamas, cefaléia. Mas estudos indicam que isto ocorre em menos de 5% das usuárias. Costumo brincar e dizer para as pacientes que gravidez, principalmente não planejada, também engorda, aumenta varizes e dá uma baita dor de cabeça.
MA – O anticoncepcional que interrompe a menstruação pode ser utilizado no tratamento da Tensão Pré-Menstrual (TPM)?
Faisal – Sim. É uma das opções, embora não necessariamente a primeira. Os tratamentos para TPM podem ser medicamentoso, com uso de antidepressivo em menor dose por menos dias e incluem, analgésico, vitamina B e diurético ou psicoterápico. Medidas como dieta, exercícios físicos e ioga judam em alguns casos.
MA – Doutor, menstruação precoce atrapalha o crescimento da criança?
Faisal – A menarca ou primeira menstruação antes dos 9 anos está associada a menor crescimento da menina e deve ser tratada. No Brasil, a média da primeira regra está por volta dos 12 anos.
MA – Existe idade certa para a primeira relação sexual? Em qual idade o organismo está idealmente preparado?
Faisal – Existe sim. A idade em que a menina e o menino vão ser capazes de ter experiência de prazer, com responsabilidade e sem (muita) culpa. Isto obviamente varia de pessoa para pessoa e é possível encontrar adultos que deveriam continuar virgens. Por outro lado, existem adolescentes totalmente tranquilos com sua sexualidade. Claro que as condições psíquicas e psicológicas estão relacionadas às condições fisiológicas e, portanto, não dá para se pensar em atividade sexual, adulta e genital, numa criança. Na adolescência estas pré-condições estão em desenvolvimento. Mas em tese, após os 12 ou 13 anos, o organismo feminino e masculino já tem condições mínimas, ainda que não suficientes, para o ato sexual.
MA– Após a primeira relação, o corpo da menina sofre muitas alterações?
Faisal – Não. O corpo da menina muda pela própria adolescência e não pela atividade sexual.
MA – Quais são os benefícios de usar camisinha e anticoncepcional juntos?
Faisal – Camisinha protege a pessoa também de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e não apenas da gravidez não planejada, como ocorre com o anticoncepcional
MA – Qual a sua opinião a respeito das garotas que perdem a virgindade precocemente? É um risco?
Faisal – Existem dois aspectos. Além das questões médicas discutidas acima: gravidez não planejada e o risco de contrair DST, existe outro aspecto que considero muito importante. E a questão não é nem moral, nem religiosa. A idéia de iniciar vida sexual tem um objetivo principal: ter prazer e intimidade com alguém por quem se tem afeto e/ou desejo. Portanto, devem-se ter condições para que isto ocorra e dê certo: com prazer e afeto. É para deixar a pessoa bem e não o contrário. Isto inclui planejamento, reflexão e decisão: local certo, hora certo, parceiro certo. Para os meninos é a mesma coisa. Acho que feito de outro jeito, independente da idade, o problema não é perder a virgindade, mas perder a chance de ter um bom (por que não ótimo?) início de vida sexual
MA – Para finalizar doutor, a partir de que idade a garota deve procurar um ginecologista e qual o seu conselho para que ela se torne uma mulher saudável?
Faisal – Tenho clientes com 11, 12 anos que vêm apenas para conversar e entender melhor o que ocorre, como menstruação, eventuais dores, irregularidades e as futuras decisões sobre ter ou não sexo e usar ou não método contraceptivos. Geralmente, elas vêm acompanhadas das respectivas mães o que é excelente, pois mostra que já existe um canal de comunicação e que este canal inclui daí para frente uma terceira pessoa, o médico. Aproveito sempre esta escolha para lembrar à menina que ela é a maior responsável pelo futuro sucesso (ou fracasso) na sua vida sexual e amorosa.

Reportagem de Romário Ferreira, publicada na Revista Melhor Amiga feita pelos alunos de jornalismo da São Judas, em 2009.