Novo espaço cultural foi construído no lugar do antigo presídio do Carandiru
Foi inaugurada no bairro de Santana, zona norte da capital paulista, a Biblioteca de São Paulo. O novo centro cultural integra um conjunto de obras, que transformou a antiga Penitenciária do Carandiru em um novo Parque da Juventude.
A nova biblioteca pública tem cerca de 4.200 m² e conta com um acervo de 30 mil itens, que incluem livros, DVDs, CDs, revistas, quadrinhos e jornais. O espaço dispõe ainda de equipamentos de última geração, como um terminal de auto-atendimento, que permite ao usuário cadastrado liberar o empréstimo sozinho, sem a ajuda de qualquer funcionário.
Também houve grande preocupação por parte dos idealizadores do projeto, com a questão da acessibilidade: o local tem desde elevador e impressora em braile a software que faz a leitura em voz alta.
As mesas são reguláveis para se adaptar a qualquer tamanho de cadeira de rodas e são disponibilizados folheadores automáticos de páginas para quem tem restrições motoras. “Os equipamentos podem ser operados facilmente, mas em caso de dúvidas estamos aqui para ajudar”, afirma o educador William Andreos. Segundo o funcionário, a procura a biblioteca tem crescido muito, todos que visitam o espaço acabam voltando.
A biblioteca foi dividida por faixa etária. O térreo é destinado a crianças e adolescentes. São desenvolvidos atividades de recreação, leituras e brincadeiras. O mesmo espaço conta ainda com uma sala de cinema, que tem capacidade para 90 pessoas, e um espaço externo, onde são realizados shows e apresentações artísticas.
O andar superior foi destinado ao público adulto, tem mesas de leitura e computadores e poltronas. O acervo com livros e DVDs de conteúdo adulto fica numa área restrita, com acesso permitido apenas para maiores de 18 anos.
Segundo outro funcionário que não quis se identificar, tem crescido a cada dia o número de visitantes, como moradores do bairro e visitantes de outras regiões que querem fazer algum tipo de atividades na biblioteca. “As pessoas vêm estudar, fazer trabalho e ouvir música. Nos finais de semana recebemos mais de 2 mil pessoas”, conclui.A inauguração da biblioteca marcou a etapa final da mudança do bairro que já abrigou o maior presídio da América Latina, com cerca de 8.000 presos. A transformação começou em 2002, dez anos após o ‘Massacre do Carandiru’, quando policiais invadiram a casa de detenção para tentar controlar uma rebelião e mataram alguns presos.
Além da biblioteca, o Parque da Juventude disponibiliza à população, dez quadras poliesportivas, pista de skate, patins e de corrida. Ainda dispõem de uma lanchonete, bebedouros e banheiros, inclusive adaptados para portadores de deficiência.
A Biblioteca de São Paulo fica na Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, prédio 3. Funciona de terça a sexta, das 9h às 21h. Sábado, domingo e feriado, das 9h às 19h. Mais informações no site: http://www.bibliotecasaopaulo.com.br/. (FOTOS: Bruno Santos)
Ficou muito boa a postagem, parabéns!
ResponderExcluirbjs!!!
Achei a matéria ótima.... estão de parabéns pela criatividade.
ResponderExcluirNatália