sexta-feira, 19 de março de 2010

Alerta: São Paulo tem alto índice de mortes por raios

O primeiro texto do nosso blog aborda um tema interessante e pouco conchecido pela população: raios. Um estudo diz que Brasil é o país com maior número de incidências de descargas elétricas no mundo.

Um levantamento feito entre 2000 e 2009, pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta a cidade de São Paulo como a segunda colocada em número de mortes por raios no país. Foram 14 em dez anos. A campeã foi Manaus, que registrou 16 óbitos.

Entre os Estados, São Paulo ficou em primeiro lugar. Foram 230 mortes (17% do total nacional) contra 106 do Rio Grande do Sul, segundo colocado. Ao todo, 1.321 brasileiros morreram atingidos por descargas elétricas no país. Deste número, 19% viviam no campo e carregavam ferramentas metálicas quando foram atingidos, 14% estavam próximos a meios de transportes, 12% debaixo de árvores e 10% jogavam futebol em locais abertos.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, em janeiro de 2010 foram registrados 439.753 raios em todo o Estado, sendo 14.710 na capital. As causas para o aumento da incidência ainda são estudadas, mas especialistas apontam para a elevação do grau de aquecimento da temperatura, que pode aumentar em até 20% as ocorrências de descargas elétricas. Segundo o INPE, esse número deve aumentar até o final de março.

O estudo do ELAT mostrou também que o Brasil é o campeão em número de raios, são cerca de 50 milhões anualmente. No Estado de São Paulo são registrados aproximadamente 2 milhões de descargas por ano, 1,5 milhão só no Verão, período de muitas chuvas e tempestades por causa do forte calor.

Outra explicação para o aumento é o El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e que provoca no Brasil, chuvas abundantes. Outros especialistas acreditam que as variações de temperatura no Oceano Atlântico podem contribuir, pois ocasionam a alteração da circulação atmosférica e geram diferentes impactos na formação de tempestades em diversas regiões.

Raio é uma corrente elétrica muito intensa que acontece na atmosfera com duração de meio segundo e trajetória medindo de 5 a 10 quilômetros. É uma consequência da rápida movimentação de elétrons de um lugar para o outro, que fazem o ar ao seu redor iluminar-se, resultando em um clarão, e aquecer-se, originando um som, que é o trovão. Raio e relâmpago são a mesma coisa e podem acontecer também em tempestades de neve, de areia, em erupções vulcânicas ou em outras nuvens. Nestes casos a intensidade é menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário