quarta-feira, 2 de junho de 2010

2011 será o Ano da Itália no Brasil

Em 2011 será comemorado o Ano da Itália no Brasil, o anúncio foi feito em novembro de 2009 na véspera do II Fórum Econômico Brasil-Itália. No encontro, o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, discutiu com políticos brasileiros os eventos comemorativos previstos para acontecer no decorrer do próximo ano em todo o país. A programação ainda segue em estudo.

Mas, antecipando uma série de eventos que serão realizados em 2011, o projeto Sapori d’Italia nel mondo chegou ao país para promover a excelência dos produtos agroalimentares italianos. O projeto, que aconteceu no início de maio deste ano no Hotel Renaissance, em São Paulo, visou mostrar a tradição da cultura gastronômica da Itália.

A programação do Sapori d’Italia nel mondo incluiu seminários, workshops e rodadas de negócio entre empresas italianas e brasileiras. O evento foi organizado pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE) e teve como objetivo aumentar e diversificar as exportações de alimentos e bebidas do país europeu com o Brasil.

Para o diretor do ICE, Giovanni Sacchi, o projeto é importante para reforçar a qualidade dos produtos italianos no mercado brasileiro. “Esta é uma das diversas ações para apoiar as empresas locais que operam na indústria alimentar, promovendo desta forma, novas oportunidades em mercados potenciais como o Brasil”, afirma Sacchi.

As comemorações ainda não foram totalmente definidas, mas a logomarca já foi criada. A pedido do embaixador Gherardo La Francesca, o publicitário Washington Olivetto criou a imagem do evento, que será chamado de “Momento Itália/Brasil”, já que a palavra “momento” tem o mesmo significado nas duas línguas.

Segundo Olivetto, o logo foi desenvolvido a partir da soma dos dois ícones – um de cada país – que estão na lista das Sete Maravilhas do Mundo: o Coliseu e o Cristo Redentor. A cor verde foi utilizada no fundo pelo fato de estar presente nas bandeiras dos dois países. “Ficou um trabalho bacana, prazeroso de fazer e aprovado com aplausos pelo embaixador”, comemorou Olivetto em seu blog no portal Globo.com.

2 comentários: