Estudo revela aumento da inclusão digital e índices são os maiores já registrados
Pela primeira vez, o acesso residencial à internet foi superior as conexões via lan houses no país. De acordo com a quinta edição da pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), cerca de 48% dos acessos a web em 2009 foram feitos em casa, ante 45% nos centros pagos.
Ao final de 2009, aproximadamente 27% das casas brasileiras possuíam acesso à internet, sendo 66% delas com banda larga. No país já são mais de 13 milhões de usuários online.
Para alguns economistas, os programas de estímulo do governo e as facilidades de financiamento oferecidas pelas lojas resultaram nesse crescimento. Outro fator relevante, foi a rápida recuperação brasileira da crise econômica internacional, o que vem fazendo empresas de outros países, como a Microsoft, olharem o Brasil como um dos cinco mercados mais importantes.
Para alguns economistas, os programas de estímulo do governo e as facilidades de financiamento oferecidas pelas lojas resultaram nesse crescimento. Outro fator relevante, foi a rápida recuperação brasileira da crise econômica internacional, o que vem fazendo empresas de outros países, como a Microsoft, olharem o Brasil como um dos cinco mercados mais importantes.
Outros dispositivos de comunicação que ocupam um grande espaço na vida das pessoas foram considerados no estudo. O resultado mostrou que a TV está presente em 98% das casas consultadas, enquanto o rádio aparece em 86%.
O celular segue ganhando espaço entre os brasileiros e está presente em 78% das residências, considerando as regiões rurais também. Apesar do avanço, 90% dos celulares ainda são pré-pagos. Este número deve-se as altas tarifas cobradas pelos planos pós-pago.
Com relação ao comércio eletrônico, 52% dos usuários utilizam a web para pesquisar preços, enquanto apenas 19% efetuam compras online. Responsáveis pela pesquisa afirmaram que o índice só não é maior devido à cultura brasileira de preferir ver o produto na mão antes de adquiri-lo. Além disso, mais de 26% dos consumidores ainda estão preocupados com a segurança e a privacidade durante a aquisição.
Visando aumentar os números da internet no país, o governo do presidente Lula pretende criar o Plano Nacional de Banda Larga, para universalizar a internet rápida. O anúncio do projeto, que está em andamento, deve ser feito em breve.

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