quarta-feira, 31 de março de 2010

A imigração que fez um bairro crescer

Famoso, nostálgico, industrial, familiar e berço de imigrantes. A Mooca, um dos bairros mais antigos de São Paulo, teve sua fundação em agosto de 1556 com a chegada do homem branco ao território indígena.

Com as novas construções de casas, os índios, até então donos do local, começaram a chamá-lo de “Moo-oca”, que em português quer dizer fazer (Moo) casa (Oca). Os novos habitantes começaram a dar um novo rumo a esse local.

No início do século XX, o bairro recebeu um grande número de imigrantes italianos e com eles, uma nova característica surgia, a industrialização. Com a chegada das fábricas, mais residências foram construídas para os funcionários que chegavam de outros bairros, cidades, estados ou até mesmo países.

A primeira grande indústria da região foi fundada por Rodolfo Crespi, que construiu uma das maiores empresas do ramo têxtil, após sua vinda, novas firmas se estabeleceram na região. Crespi também foi responsável pela fundação do Clube Atlético Juventus, um dos clubes mais famosos da cidade.

Hoje o distrito tem um pé na nostalgia, podemos observar casarões antigos, velhos galpões, universidades, museus e novas agremiações. Isso tudo dentro de um espaço de 7km e com 63 mil habitantes. Um deles, Maria Aparecida Maziero, 72, sempre viveu na Mooca.

Essa área é uma das mais valorizadas na zona leste do município paulistano. É composta por varias avenidas e ruas, como a longa Avenida Paes de Barros, rua do Oratório, a Rua da Mooca, entre outras. “Aqui é um bom bairro sempre morei nessa região, e sempre foi assim acolhedora, com muitos imigrantes e bem familiar”, afirma Maria.

Atualmente a Mooca passa por uma nova estruturação, com novos edifícios de luxo que são construídos no lugar dos antigos galpões abandonados, que também cedem lugar a novos estabelecimentos comerciais.

A modernização chegou e começa a mudar todo o visual do tradicional distrito. “Posso dizer, com minha longa vivencia aqui na Mooca, o bairro se desenvolveu através dessas grandes ruas e avenidas mesmo. Elas são berços de lojas, fábricas bancos e grandes casas desde seu início”, completa Maria Aparecida.

Perigo: Cresce a procura por anabolizantes entre os jovens

A quantidade de jovens brasileiros que aderem ao uso de anabolizantes tem aumentado a cada ano. Segundo um levantamento do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), cerca de 1,2 milhão de jovens de 108 cidades com mais de 200 mil habitantes, já admitiram o uso dos produtos. Em 2001, o número era de aproximadamente 500 mil pessoas.

A busca pelo corpo perfeito a curto prazo e o fácil acesso aos esteroides contribuem para o crescimento. Mas para o estudante de educação física Felipe Bissaco Berbel (foto ao lado), de 19 anos, é possível alcançar um corpo sarado sem o uso de “bombas”. “É um processo mais demorado, mas com uma boa alimentação e treinos adequados é possível”, afirma.

Felipe Berbel treina de segunda a sexta-feira e diz nunca ter utilizado esteroides, apenas suplementos alimentares, que são nutrientes muitas vezes não produzidos pelo organismo. “Já tomei alguns ricos em proteínas como Whey Protein e Albumina, e em carboidratos, como Maltodexotrose”, conta.

Os anabolizantes são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de tecidos do corpo a partir do crescimento da célula. Eles geram um ganho de massa muscular através da retenção de líquidos. Mas o seu uso pode resultar em diversos efeitos: problemas no fígado, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento, acnes, entre outros.

Além das mudanças na aparência, os anabolizantes podem trazer danos cerebrais. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2009 pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, eles podem estimular a agressividade e o nervosismo.

sábado, 27 de março de 2010

Após dois anos caso Isabella tem seus culpados

A penúltima semana de março de 2010 ficará marcada na história da justiça brasileira. Um dos casos com maior repercussão nacional foi a julgamento, o assassinato da menina Isabella Nardoni. Durante cinco dias todas as atenções estavam voltadas ao fórum de Santana, zona norte da capital paulista.

O pai e a madrasta da garota, Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, sentaram no banco dos réus. Eles foram apontados como principais suspeitos logo após as primeiras perícias no local do crime, que aconteceu em março de 2008.

Isabella foi esganada e violentada antes de ser jogada pela janela do sexto andar do edifico London, localizado na zona norte de São Paulo. A família voltava de um supermercado e Alexandre afirmou que havia deixado a filha deitada no quarto e voltou para o carro, quando retornou ao apartamento viu a rede de proteção cortada e o corpo estirado no jardim do condomínio.

Segundo o casal Nardoni, o crime foi cometido por uma pessoa que invadiu o prédio, porém a perícia colheu algumas informações que incriminaram o próprio pai de Isabella. Manchas de sangue no carro e na casa e as marcas deixadas pela rede de proteção na camisa de Alexandre foram as principais provas. Além do pai, a madrasta também teria participado do crime, pois haviam marcas de unha no pescoço da garota.

A prisão foi decretada e ambos foram presos e levados ao presídio de Tremembé, interior do estado. Depois de dois anos o julgamento foi marcado e um júri popular ficou responsável pelo futuro de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá.

A população compareceu para acompanhar o julgamento, durante todos os dias, filas enormes foram se formando para entrar no fórum e acompanhar de perto o desfecho deste crime.

A acusação se utilizou de provas técnicas, inclusive foi criada uma linha do tempo a partir de dados do GPS do carro do casal e da conta telefônica que mostrou de minuto em minuto todo o que aconteceu na noite do crime. A defesa optou por mostrar que haveria uma terceira pessoa no local.

Este embate foi marcado por muita emoção, durante vários períodos a platéia e os jurados se emocionaram. Por fim, na madrugada de sábado, o veredicto foi lido pelo juiz que condenou Alexandre Nardoni a 31 anos de prisão e Ana Carolina Jatobá a 26 anos.

O resultado foi muito comemorado pela população que estava do lado de fora do fórum e pela família de Ana Carolina de Oliveira, mão biológica de Isabella. O promotor de justiça Francisco Taddei Cembranelli, que acusou o casal, também foi muito aplaudido.

Os culpados foram levados de volta ao presídio onde já estavam, inclusive prestando serviços voluntários dentro da cadeia. O advogado Roberto Podval, que realizou a defesa dos réus, afirmou que irá recorrer da decisão nos próximos dias.

O caso foi considerado um dos mais atrativos por estudantes e profissionais de direito, devido a grande comoção popular e pela falta de testemunhas oculares. Após o anuncio da sentença, ficou uma sensação de justiça a todos que acompanharam durante estes dois anos o caso Isabella.

terça-feira, 23 de março de 2010

Transporte público: um dos maiores problemas da Grande São Paulo


Não importa se faça chuva ou sol, se é dia ou noite, se tem muito trânsito ou não, ou até mesmo se for feriado ou dia de semana. O que vale ressaltar sobre o transporte público entre São Paulo e a região metropolitana, é que simplesmente deixa a desejar perto de outras grandes cidades do mundo.

Quem faz esse trajeto diariamente decide por embarcar no terminal Armênia do Metrô. Dessa estação saem vans e ônibus para as cidades de Guarulhos e Itaquaquecetuba.

Nota-se uma falta de respeito com os passageiros que usam esse meio de locomoção. Para pegar uma lotação, as pessoas enfrentam enormes filas e quando os carros chegam, saem lotados logo em seguida, acima da capacidade exigida por segurança.

A espera é longa, com isso filas enormes enchem a plataforma. Logo quando as pessoas chegam cansadas e estressadas por causa do trabalho e com vontade de chegar rápido em casa acabam por embarcar assim mesmo, sem reclamar da super lotação.

Um fato interessante é que o transporte é de boa qualidade. Sim os ônibus são modernos, confortáveis e tem lugares para deficientes. Então o verdadeiro problema é o tempo entre um ônibus e outro?

Logo seria necessário diminuir o tempo e tirar as vans, pois outra constatação que pode ser feita é que elas correm de mais e acabam extremamente lotadas, o que não é bom para as pessoas que usam esse serviço.

Ao analisar o transporte público de outras grande cidades, como a de Seul e Incheon na Coreia do Sul. Ambas são iguais a São Paulo e Guarulhos, e toda a sua trajetoria é feita com metrô.

O metrô de Seul tem 287 km de trilhos e 266 estações, isso gera conforto, confiabilidade e rapidez, se compararmos com o metrô paulistano veremos que estamos bem longe dos sul coreanos. Temos apenas 55 estações e 60 Km trilhos.

Então para acabarmos com as filas, transporte lotado e abuso de velocidade temos que investir na infra-estrutura das cidades e aumentar a nossa locomoção sobre trilhos, isso faz bem ao meio-ambiente e as pessoas que querem chegar em casa ou ir ao trabalho com um mínimo de conforto, como fazem os sul coreanos.

Dica Cultural: São Paulo ganha nova biblioteca



Novo espaço cultural foi construído no lugar do antigo presídio do Carandiru


Foi inaugurada no bairro de Santana, zona norte da capital paulista, a Biblioteca de São Paulo. O novo centro cultural integra um conjunto de obras, que transformou a antiga Penitenciária do Carandiru em um novo Parque da Juventude.

A nova biblioteca pública tem cerca de 4.200 m² e conta com um acervo de 30 mil itens, que incluem livros, DVDs, CDs, revistas, quadrinhos e jornais. O espaço dispõe ainda de equipamentos de última geração, como um terminal de auto-atendimento, que permite ao usuário cadastrado liberar o empréstimo sozinho, sem a ajuda de qualquer funcionário.

Também houve grande preocupação por parte dos idealizadores do projeto, com a questão da acessibilidade: o local tem desde elevador e impressora em braile a software que faz a leitura em voz alta.

As mesas são reguláveis para se adaptar a qualquer tamanho de cadeira de rodas e são disponibilizados folheadores automáticos de páginas para quem tem restrições motoras. “Os equipamentos podem ser operados facilmente, mas em caso de dúvidas estamos aqui para ajudar”, afirma o educador William Andreos. Segundo o funcionário, a procura a biblioteca tem crescido muito, todos que visitam o espaço acabam voltando.

A biblioteca foi dividida por faixa etária. O térreo é destinado a crianças e adolescentes. São desenvolvidos atividades de recreação, leituras e brincadeiras. O mesmo espaço conta ainda com uma sala de cinema, que tem capacidade para 90 pessoas, e um espaço externo, onde são realizados shows e apresentações artísticas.
O andar superior foi destinado ao público adulto, tem mesas de leitura e computadores e poltronas. O acervo com livros e DVDs de conteúdo adulto fica numa área restrita, com acesso permitido apenas para maiores de 18 anos.

Segundo outro funcionário que não quis se identificar, tem crescido a cada dia o número de visitantes, como moradores do bairro e visitantes de outras regiões que querem fazer algum tipo de atividades na biblioteca. “As pessoas vêm estudar, fazer trabalho e ouvir música. Nos finais de semana recebemos mais de 2 mil pessoas”, conclui.
A inauguração da biblioteca marcou a etapa final da mudança do bairro que já abrigou o maior presídio da América Latina, com cerca de 8.000 presos. A transformação começou em 2002, dez anos após o ‘Massacre do Carandiru’, quando policiais invadiram a casa de detenção para tentar controlar uma rebelião e mataram alguns presos.

Além da biblioteca, o Parque da Juventude disponibiliza à população, dez quadras poliesportivas, pista de skate, patins e de corrida. Ainda dispõem de uma lanchonete, bebedouros e banheiros, inclusive adaptados para portadores de deficiência.
A Biblioteca de São Paulo fica na Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, prédio 3. Funciona de terça a sexta, das 9h às 21h. Sábado, domingo e feriado, das 9h às 19h. Mais informações no site: http://www.bibliotecasaopaulo.com.br/. (FOTOS: Bruno Santos)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Alerta: São Paulo tem alto índice de mortes por raios

O primeiro texto do nosso blog aborda um tema interessante e pouco conchecido pela população: raios. Um estudo diz que Brasil é o país com maior número de incidências de descargas elétricas no mundo.

Um levantamento feito entre 2000 e 2009, pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta a cidade de São Paulo como a segunda colocada em número de mortes por raios no país. Foram 14 em dez anos. A campeã foi Manaus, que registrou 16 óbitos.

Entre os Estados, São Paulo ficou em primeiro lugar. Foram 230 mortes (17% do total nacional) contra 106 do Rio Grande do Sul, segundo colocado. Ao todo, 1.321 brasileiros morreram atingidos por descargas elétricas no país. Deste número, 19% viviam no campo e carregavam ferramentas metálicas quando foram atingidos, 14% estavam próximos a meios de transportes, 12% debaixo de árvores e 10% jogavam futebol em locais abertos.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, em janeiro de 2010 foram registrados 439.753 raios em todo o Estado, sendo 14.710 na capital. As causas para o aumento da incidência ainda são estudadas, mas especialistas apontam para a elevação do grau de aquecimento da temperatura, que pode aumentar em até 20% as ocorrências de descargas elétricas. Segundo o INPE, esse número deve aumentar até o final de março.

O estudo do ELAT mostrou também que o Brasil é o campeão em número de raios, são cerca de 50 milhões anualmente. No Estado de São Paulo são registrados aproximadamente 2 milhões de descargas por ano, 1,5 milhão só no Verão, período de muitas chuvas e tempestades por causa do forte calor.

Outra explicação para o aumento é o El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e que provoca no Brasil, chuvas abundantes. Outros especialistas acreditam que as variações de temperatura no Oceano Atlântico podem contribuir, pois ocasionam a alteração da circulação atmosférica e geram diferentes impactos na formação de tempestades em diversas regiões.

Raio é uma corrente elétrica muito intensa que acontece na atmosfera com duração de meio segundo e trajetória medindo de 5 a 10 quilômetros. É uma consequência da rápida movimentação de elétrons de um lugar para o outro, que fazem o ar ao seu redor iluminar-se, resultando em um clarão, e aquecer-se, originando um som, que é o trovão. Raio e relâmpago são a mesma coisa e podem acontecer também em tempestades de neve, de areia, em erupções vulcânicas ou em outras nuvens. Nestes casos a intensidade é menor.

Então é assim ?

Então é assim, galera ? Podemos postar "qualquer coisa" no momento ?

Bom, vou postar minha imensa felicidade em participar de mais um projeto com vocês, meus amigos verdadeiros. Embora brigamos, discutimos e choramos, no final sempre dá tudo certo !

É muito bom iniciar 2010 ao lado de vocês e, acima de tudo, trabalhando ! Vocês são os caras e, quem está entrando agora, seja muito, mas muito bem-vindo !!!

Abraços e até o próximo post !

Apresentação

Olá, tudo bem?

Meu nome é Bruno Santos, sou estudante de Jornalismo da USJT.
Primeiramente, estou muito feliz em participar desse projeto, criado pelo Romário.

A minha intenção e de todos os colegas envolvidos, será de postar aqui textos, notícias e curiosidades do nosso cotidiano. Tentar contribuir de alguma forma no conhecimento de todos. A nossa função é informar e trazer novidades. Faremos com que esse Blog preste um serviço de utilidade pública.

Grande abraço.

Enfim, nosso blog!

Galera, a partir de agora vcs terão mais um blog no meio de milhões e milhões... No entanto, este não vem para ser mais um! Nosso objetivo é oferecer o melhor conteúdo jornalístico, com reportagens interessantes e diferentes de tudo que vc ve por aí. A princípio não temos um público alvo específico, escreveremos sobre vários assuntos e desta forma, publicaremos um pouco do nosso trabalho realizado dentro e fora da faculdade!

Além de mim, Romário Ferreira, teremos a participação de outros amigos estudantes de jornalismo: Bruno Santos, Renata Colospo, Felipe Salomão (Harry), Vinicius Veloso, Talita Feitas, entre outros... Juntos tentaremos oferecer, sem dúvidas, um conteúdo original e verdadeiro! Espero que gostem!