Dia 2 de julho de 2010, a data em que a seleção brasileira frustrou grande parte de sua torcida após derrota para Holanda e eliminação precoce da Copa do Mundo de 2010.Vinte e quatro horas depois, a seleção da Argentina repete o feito, perde por 4 a 0 para a seleção da Alemanha e também pega o avião de volta para casa.
Ao chegar em território nacional, um grande número de torcedores esperava, no aeroporto do Rio de Janeiro, a comissão técnica e jogadores para protestar contra a derrota. Em São Paulo, os atletas evitaram o saguão e saíram sem entrar em contato com o público que os aguardava. A única exceção foi no desembarque de Dunga em Porto Alegre, os gaúchos aplaudiram o técnico da seleção.
Com essa reação do torcedor brasileiro, já era possível imaginar o que esperava a seleção argentina em Buenos Aires, que foi eliminada com uma goleada.
Porém, para espanto de todos, os atletas comandados por Maradona foram recebidos com aplausos e gritos de incentivo. A própria imprensa ficou surpresa, o diário Olé, principal jornal de esportes da Argentina, publicou em sua página na internet a manchete “Loucura nacional”.Agora por que desta diferença? Enquanto recebemos os nossos jogadores com protestos, nossos “hermanos” recebem os deles com carinho.
Ambas torcidas ficaram frustradas, pois todos esperavam o título. Uma das explicações foi que enquanto Maradona convocou e montou o melhor time possível para disputar a Copa, Dunga deixou bons jogadores de fora e a seleção não era unanimidade.
No futebol sempre existem os “se” que nunca serão respondidos. Mas, se o time que foi eliminado pela Holanda contasse com Ronaldinho Gaúcho, Ganso, Neymar e cia., será que teriam torcedores para aplaudi-los no aeroporto? O resultado da Copa de 2006 nos faz imaginar que não.
Talvez seja interessante observarmos essa situação, pois quem está em campo, com certeza irá fazer seu máximo para representar sua nação. E o futebol, como todos os outros esportes, tem um vencedor e um perdedor, não é possível ganhar todas.
A reação da torcida argentina foi exemplar, eles sentiram que seus jogadores honraram a camisa e seu país. É importante lembrar que a torcida do clube argentino Boca Juniors é vista como exemplo por muitos brasileiro, por seu apoio total ao time independente da situação. Logo é previsível que eles fariam o mesmo pela seleção.
Obs: Mas que foi muito bom ver Don Diego Maradona sendo eliminado ao tomar de 4 foi bom, isso ninguém pode negar!
Belo texto Vini. A resposta pelas diferentes recepções pode estar na forma como o Brasil perdeu. Teve jogador expulso, os melhores do time não chamaram a responsabilidade pra si e o técnico não soube mexer na equipe, ou melhor, não tinha quem colocar com qualidade. Copa do Mundo é diferente, deve-se levar jogadores que estejam bem naquele momento, que vivam uma ótima fase, e não jogadores que são reservas em suas equipes. Que Espanha, Holanda e principalmente a Alemanha sirvam de lição!
ResponderExcluirAcho penso ao contrario nos que somos penta!!..Acho que tem muita seleçãozinha se achando a melhor por aiii e não é.... E mais foi uma copa ridícula sem futebol bonito..... falar que a espanha joga bem e a mesma coisa que falar que a seleção de 94 joga bem !!!
ResponderExcluirAplaudir o dunga afff essa seleção aff tbem
Por isso mesmo! Por sermos Penta, nossa atuação na Copa foi digna de uma seleção qualquer, como Eslováquia, Nova Zelândia, etc.
ResponderExcluirAlemanha, Holanda, Espanha e até o Uruguai, neste mundial, foram melhores que o Brasil, sem nenhuma dúvida!
Se a Espanha não jogou bem, quem jogou então?!
Ninguém jogou bem nesta copa !!!
ResponderExcluirDigo novamente somos penta e os outros que tem que aprender !!!
Mesmo com um time ridículo somos favoritos !!!
E mesmo tendo uma atuação não muito boa, sabemos que somos os melhores, basta ver quantas seleções nos conseguimos montar ao contrário das outras que para conseguir 23 jogadores é duro, e se perdemos é um simples acaso !!!