quarta-feira, 30 de junho de 2010

Museu relembra a história do Bixiga

Local está prestes a completar 30 anos de existência contando a história do bairro através de um rico acervo

O Bixiga é conhecido por oferecer o melhor da tradição italiana e ganhou importância histórica e turística na capital paulista. Ele oferece desde inúmeras cantinas, até a sede da escola de samba, Vai-Vai. Para dividir sua história com frequentadores e moradores foi aberto um espaço com suas principais memórias. Trata-se do Museu Memória do Bixiga.

Fundado em 1981 por Armando Puglisi o "Armandinho do Bixiga", e Paulo Santiago, o local é considerado o primeiro museu de bairro da cidade. Sua sede fica em uma casa de sete cômodos, tombada pelo patrimônio histórico, na Rua dos Ingleses, 118. Lá é possível admirar um acervo com 8 mil fotografias e 1,5 mil itens.

Os visitantes podem ver documentos que registram boa parte da história da imigração italiana no Bixiga. Além de uma grande variedade de utilitários, rádios antigos, brinquedos, carrinhos de rolimã, uma geladeira quase centenária e um televisor, que pertenceram aos primeiros moradores.

O acervo traz objetos inusitados que contam a história do tradicional bairro. Estão expostos espingarda e capacete de um soldado revolucionário de 1932, uma cadeira de dentista dos anos 20 e itens pessoais do compositor Adoniran Barbosa, que esse ano completaria cem anos.

De acordo com a diretora do local, Valkiria Iacocco, ele permaneceu cinco anos fechado por problemas administrativos. “Após o falecimento de Armandinho, seu idealizador, o museu passou a enfrentar sérias dificuldades, até fechar as portas em 2008. O processo de deterioração do imóvel e do acervo vinha se agravando”, diz ela.

Para ajudar na recuperação do patrimônio cultural, moradores do bairro sugeriram uma nova diretoria que assumiu em dezembro de 2009. “A direção atual está empenhada em captar recursos para viabilizar a revitalização do espaço e estabeleceu as metas principais a serem alcançadas”, informa Valkiria.

Os principais objetivos são restaurar a casa, adquirir equipamentos de informática, digitalizar o acervo, elaborar cursos de museologia, restauração, literatura e vídeo. Também será implantada uma cantina-escola que dará cursos de gourmet e instalada uma loja de souvenires.

Ano que vem o museu completará 30 anos e também será comemorado o “Ano da Itália no Brasil”, por isso é questão de honra a recuperação do único local dedicado à preservação da memória da imigração italiana em São Paulo. Para o lançamento da campanha “Museu do Bixiga 30 Anos” serão desenvolvidas várias atividades.

“Já realizamos alguns eventos como café da manhã e jantares para apresentar nossos planos de revitalização da instituição. E dia 17 de maio inauguraremos uma exposição no Espaço Cultural Conjunto Nacional”, conta a diretora. O horário de funcionamento do Museu Memória do Bixiga é de terça a sexta, das 14 às 18 horas.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Acesso à internet em casa supera conexões em lan houses

Estudo revela aumento da inclusão digital e índices são os maiores já registrados

Pela primeira vez, o acesso residencial à internet foi superior as conexões via lan houses no país. De acordo com a quinta edição da pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), cerca de 48% dos acessos a web em 2009 foram feitos em casa, ante 45% nos centros pagos.

A pesquisa, realizada entre os meses de setembro e outubro de 2009, indica que 36% dos domicílios brasileiros possuíam pelo menos um microcomputador. Em 2008, este índice era de 28%. No total, mais de 17 milhões de pessoas tinham computador no ano passado – é o maior índice já registrado.

Ao final de 2009, aproximadamente 27% das casas brasileiras possuíam acesso à internet, sendo 66% delas com banda larga. No país já são mais de 13 milhões de usuários online.

Para alguns economistas, os programas de estímulo do governo e as facilidades de financiamento oferecidas pelas lojas resultaram nesse crescimento. Outro fator relevante, foi a rápida recuperação brasileira da crise econômica internacional, o que vem fazendo empresas de outros países, como a Microsoft, olharem o Brasil como um dos cinco mercados mais importantes.

Outros dispositivos de comunicação que ocupam um grande espaço na vida das pessoas foram considerados no estudo. O resultado mostrou que a TV está presente em 98% das casas consultadas, enquanto o rádio aparece em 86%.

O celular segue ganhando espaço entre os brasileiros e está presente em 78% das residências, considerando as regiões rurais também. Apesar do avanço, 90% dos celulares ainda são pré-pagos. Este número deve-se as altas tarifas cobradas pelos planos pós-pago.

Com relação ao comércio eletrônico, 52% dos usuários utilizam a web para pesquisar preços, enquanto apenas 19% efetuam compras online. Responsáveis pela pesquisa afirmaram que o índice só não é maior devido à cultura brasileira de preferir ver o produto na mão antes de adquiri-lo. Além disso, mais de 26% dos consumidores ainda estão preocupados com a segurança e a privacidade durante a aquisição.

Visando aumentar os números da internet no país, o governo do presidente Lula pretende criar o Plano Nacional de Banda Larga, para universalizar a internet rápida. O anúncio do projeto, que está em andamento, deve ser feito em breve.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

2011 será o Ano da Itália no Brasil

Em 2011 será comemorado o Ano da Itália no Brasil, o anúncio foi feito em novembro de 2009 na véspera do II Fórum Econômico Brasil-Itália. No encontro, o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, discutiu com políticos brasileiros os eventos comemorativos previstos para acontecer no decorrer do próximo ano em todo o país. A programação ainda segue em estudo.

Mas, antecipando uma série de eventos que serão realizados em 2011, o projeto Sapori d’Italia nel mondo chegou ao país para promover a excelência dos produtos agroalimentares italianos. O projeto, que aconteceu no início de maio deste ano no Hotel Renaissance, em São Paulo, visou mostrar a tradição da cultura gastronômica da Itália.

A programação do Sapori d’Italia nel mondo incluiu seminários, workshops e rodadas de negócio entre empresas italianas e brasileiras. O evento foi organizado pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE) e teve como objetivo aumentar e diversificar as exportações de alimentos e bebidas do país europeu com o Brasil.

Para o diretor do ICE, Giovanni Sacchi, o projeto é importante para reforçar a qualidade dos produtos italianos no mercado brasileiro. “Esta é uma das diversas ações para apoiar as empresas locais que operam na indústria alimentar, promovendo desta forma, novas oportunidades em mercados potenciais como o Brasil”, afirma Sacchi.

As comemorações ainda não foram totalmente definidas, mas a logomarca já foi criada. A pedido do embaixador Gherardo La Francesca, o publicitário Washington Olivetto criou a imagem do evento, que será chamado de “Momento Itália/Brasil”, já que a palavra “momento” tem o mesmo significado nas duas línguas.

Segundo Olivetto, o logo foi desenvolvido a partir da soma dos dois ícones – um de cada país – que estão na lista das Sete Maravilhas do Mundo: o Coliseu e o Cristo Redentor. A cor verde foi utilizada no fundo pelo fato de estar presente nas bandeiras dos dois países. “Ficou um trabalho bacana, prazeroso de fazer e aprovado com aplausos pelo embaixador”, comemorou Olivetto em seu blog no portal Globo.com.