O ano de 2010 marca o centenário de um grande cantor e compositor da história da Música Popular Brasileira. No dia seis de agosto, Adoniram Barbosa, completaria 100 anos. Autor de grandes sucessos como o Trem das Onze e Saudosa Maloca, o sambista foi responsável por colocar a capital paulista no mapa do samba no Brasil.
Grande apreciador do bairro do Bixiga, onde viveu boa parte de sua vida, João Rubinato, ou simplesmente Adoniran, dedicou toda a sua vida ao samba. Popularizado pelo grupo Demônios da Garoa, ele retratava em suas composições o cotidiano da população urbana de São Paulo e as mudanças causadas na cidade pelo progresso.
Segundo o jornalista Celso de Campos Jr., autor da biografia oficial do artista, o compositor foi um artista completo. “Adoniran era multimídia. Ele foi comediante de rádio, fez novela, circo e muito mais. Mas sua carreira foi catapultada de vez quando Trem das Onze venceu o Carnaval do Rio de Janeiro em 1965. Depois disso, ele consolidou seu nome no País todo", revela.
Atualmente no Museu Memórias do Bixiga, há uma pequena coleção de objetos pessoais de Adoniran doados pela família, mas no ano de seu centenário, o compositor é tema de vários projetos relacionados à sua vida e obra. Um deles é o relançamento de sua biografia oficial lançada em 2004 e que voltará às livrarias em versão ampliada ainda neste ano.Outra novidade é a criação da Casa Adoniran Barbosa, um museu que será dedicado ao acervo histórico e pessoal ao artista. Lá, estarão seus objetos do cotidiano, partituras e filmes. “O projeto ainda não tem data de conclusão, a ideia é fazer um centro de pesquisa fixo e talvez criar uma exposição itinerante de algumas peças do acervo", conclui o jornalista.

