Às vezes eles surgem de comunidades carentes, aparecem do nada e de repente são conhecidos por todos. Aclamados por adultos e crianças de todas as idades. São capazes de realizar proezas que nem todo ser humano comum consegue. Nesta descrição, como na vida real, eles podem ser confundidos com super-heróis, mas são apenas jogadores de futebol.
Muitas vezes a infância é humilde, com poucos recursos na periferia das grandes cidades. Por isso, ao assinar o primeiro contrato profissional, com altas cifras, o garoto fica deslumbrado, nunca imaginou ganhar tanto dinheiro na vida e não sabe o que fazer com essa quantia.
Alguns compram uma casa para família, outros mudam de bairro. Tem ainda aqueles que preferem desfilar com carros importados e lindas modelos. Além disso, eles se tornam exemplos para milhares de pessoas no país, ou até no mundo inteiro.
Com todas ess
as mudanças, muitos têm problemas e não conseguem administrar suas carreiras. Não são raros os casos de jogadores com envolvimento com a polícia. Alguns casos recentes foram o envolvimento de Ronaldo com travestis, as fotos de Adriano com um fuzil e fazendo apologia a uma facção criminosa, ligações entre Vagner Love e traficantes e o mais recente o assassinato da amante do goleiro Bruno.
as mudanças, muitos têm problemas e não conseguem administrar suas carreiras. Não são raros os casos de jogadores com envolvimento com a polícia. Alguns casos recentes foram o envolvimento de Ronaldo com travestis, as fotos de Adriano com um fuzil e fazendo apologia a uma facção criminosa, ligações entre Vagner Love e traficantes e o mais recente o assassinato da amante do goleiro Bruno.Um dos maiores problemas é que o atleta esquece que se tornou uma pessoa publica, mantendo relações que podem prejudicar sua vida e carreira. Uma frase muito inteligente, dita pelo atacante francês Trezeguet, que resume todo este problema é: “Você pode tirar um garoto da favela, porém não pode tirar a favela de um g
aroto”.
aroto”.Outra afirmação que exemplifica esse dilema foi dita pela presidente do Flamengo, Patrícia Amorim. Ela explicou que ao final do Campeonato Brasileiro de 2009, na qual o Flamengo foi campeão, alguns jogadores ganharam super poderes e se achavam acima da lei. Super poderes eles até conseguiram, porém ninguém fica acima da lei.
Jogadores, se lembrem que vocês são iguais a todos. Vocês fazem a alegria dos torcedores de quarta e domingo, vocês fazem muita gente esquecer dos problemas da vida durante 90 minutos, vocês são ídolos de crianças e jovens. Vocês realmente possuem seus poderes, porém tomem cuidado como os utilizam.
Para finalizar esse post, gostaria de colocar uma frase da Patrícia Amorim: “Ao final do jogo Flamengo x Botafogo. Havia uma família na porta do vestiário do Flamengo. Um pai, um menino de quatro anos e uma menina de oito anos. A garotinha me pediu um autografo e após assinar sua camisa ela me disse que se eu fosse visitar o Bruno na cadeia, dizer a ele que apesar de tudo ela o amava. Na hora não soube o que responder”.
